Receitas Ayurvedicas

RECEITAS AYURVÉDICAS

Existem diversas receitas que sao utilizadas ha milênios pela Medicina Ayurveda, e justamente pelo longo tempo em que essas preparações sao conhecidas e praticadas e que se tornam seguras e confiáveis de se praticar ate os dias de hoje. Nas receitas, podemos encontrar o uso de diversas ervas, secas, frescas, inteiras ou trituradas, preparo e combinação de determinados grãos, frutas, ou outras classes alimentares, óleos medicados, especiarias diversas, metais, resinas, enfim, sao infinitas as recomendações prescritas no Charak Samhita ( livro dos Vedas que se destina ao conhecimento da Ayurveda).

Algumas receitas básicas que podem ser utilizadas no dia a dia:

Para liberar toxinas e fortalecer a imunidade: ralar 2 cm de gengibre fresco e espreme-lo num pano fino para retirar o sumo, acrescentar a mesma quantia de suco de limão, 1c de cafe de acucar mascavo e uma de sal, tomar 1 c de sobremesa pela manha ou antes das principais refeições.

Para garantir um bom funcionamento intestinal, liberação de toxinas e equilíbrio do PH sanguineo: é indicado tomar um copo d’água morna com gotas de limão todas as manhãs em jejum. Para o dosha Kapha acrescentar um pouco de mel, para Pitta um pouco de sal, e no caso da dúvida de qual o dosha pertencente, considerar apenas a água e o limão.

Para renovação da flora intestinal, e apaziguador de pitta em excesso (queimação): manipular uma parte de iogurte natural com duas partes de água, então misturando dentro de um pano como um escorredor, deixa escorrer a água até que o iogurte se seque e se tranforme em uma ricota. A parte líquida se chama buttermilk e pode ser usada como bebida acrescida de mel ou como tempero para saladas acrescida de coentro.

Para fortalecer o fogo digestivo e auxiliar  na absorção de nutrientes: preparar cha feito com 1c de cha de gengibre fresco ralado para um copo d’água, acrescentar uma pitada de canela e sal, adoçar com mel. Tomar 30’antes das principais refeições.

14 pensamentos sobre “Receitas Ayurvedicas

    • Oi Marjory, seria interessante tu receberes receitas conforme teu dosha e orientação terapêutica! Mas estamos em produção de um e-book com algumas receitinhas, fique de olho no blog pois quando estiver pronto anunciaremos, abraços!

    • Oi Sophia! Nós temos à disposição para venda um material com as orientações ayurvédicas, receitas, cardápios etc, mas para isso seria bom tu saberes teu biotipo para adequar a dieta às suas necessidades! Abraço!

  1. Ola,

    Minha mãe tem esclerose de múltiplos membros. Soube que a alimentação ayuvedica pode trazer benefícios. Vcs pode me informaram algo sobre isso

    • Oi Amarildo, td bem? Seria bom que vocês pudessem encontrar algum profissional na cidade de vocês que atue com a Ayurveda, pois não é somente a alimentação que ajudará nesse processo da sua mãe. Essa medicina possui uma visão holística e não possui o foco na doença, mas oferece práticas salutares, sugere mudanças de hábitos, utiliza-se de ervas, óleos e algumas outras ferramentas que auxiliam no processo da consciência e auto cura. Mas de qualquer maneira, no que se refere à alimentação ayurvédica, existem programas de dietas que facilitam a desintoxicação do corpo, dos canais (nadis), fortalecendo a digestão e eliminação do que o corpo já não identifica e não reconhece como necessário. Como te falei, busque um terapeuta ayurvédico para realizar uma anamnese pessoalmente e acompanhar o caso da sua mãe, tenho certeza que esse é um caminho que abre possibilidades de melhoras de muitas formas! Grande abraço,

    • Oi Jéssica, td bem?

      Deves procurar por um terapeuta ayurvédico em sua cidade para realizar a anamnese e assim definir teu biotipo e verificar a necessidade quanto aos tratamentos, dieta ayurvédica etc. Sugiro visitar um profissional e não realizar somente os testes via internet, assim poderás realizar um trabalho efetivo!

      Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s