OS ELEMENTOS E OS BIOTIPOS

Na visão da Ayurveda, o Cosmo é a interação dos cinco elementos. São eles: éter, ar, fogo, água e terra, que atuam sobre os três príncipios básicos energéticos, os quais estão presentes em toda a natureza. Estes são denominados Doshas ou DNA energético, e são eles:

Vata, que surge do ar e do som (éter)

Pitta, que surge do fogo e da água

Kapha, que surge da água e da terra

O corpo humano é uma combinação biológica dos cinco elementos, o que irá diferenciar uma pessoa da outra são as diferentes proporções de cada elemento contidos na constituição. Todos possuem um código energético original que sofre alterações no decorrer da vida, através de influências emocionais, alimentares, temporais, enfim, os doshas variam conforme o estilo de vida e as escolhas que são feitas.

Dentro do contexto da Medicina Ayurveda, até da própria raiz da palavra dosha, seu significado é “organização”, assim quando os doshas estão equilibrados eles mantém uma psico-fisiologia harmoniosos, logo manter os doshas equilibrados é manter o próprio código original, a saúde primordial.

Os fundamentos de quais os atributos inerentes aos elementos naturais e como estes se apresentam através de características físicas na estrutura do próprio corpo são tão intuitivas, que democraticamente, são possíveis de serem percebidas e praticadas por qualquer pessoa que esteja consciente e em estado de presença.

Através da própria observação da natureza e de como esses elementos atuam já é o começo do aprendizado: como é leve o vento e portanto é móvel e sutil, assim como o fogo é penetrante, quente e transformador, a água é úmida e a terra é compacta e pesada…, imagine agora essas características se apresentando no corpo físico como seria?

Para os doshas se manterem em equilíbrio é preciso respeitar a própria natureza, estar em concordância com o ritmo interno, perceber as reais necessidades do corpo sem se deixar levar somente pelos desejos e aversões. Conhecer seu dosha é conhecer onde residem suas tendências e estar alerta e consciente delas, é aprender a “dançar conforme a música divina, mas dentro de seu próprio ritmo”.

Para definir o dosha original e também detectar qual o dosha que se encontra em desarmonia, a Medicina Ayurveda trabalha através de um diagnóstico pessoal, elaborando simples questões quanto à rotina e hábitos, além dos exames visuais, do pulso e da língua, praticados pelos grandes médicos e terapeutas com bom tempo de experiência. Assim é possível indicar os procedimentos terapêuticos, além de sugestões para mudanças de hábitos e uma dieta alimentar específica para diminuir o nível de toxinas no corpo e assim reequilibrar o sistema interno.

Anúncios