Formado pelos elementos terra e fogo, o sabor picante gera expansão, amplia os sentidos, estimula o fogo digestivo e acelera o metabolismo, e quando em excesso pode gerar hiperatividade e agravar dores de cabeça, impaciência e irritação.
RECEITAS E SABORES
Constituído dos elementos água e fogo, o salgado é quente e alcalino, seda e reduz a ansiedade, estimula o apetite e realça os outros sabores, mas em excesso retém líquido, produz raiva e impaciência.
Formado pelos elementos terra e ar, esse sabor possui o atributo de contração, sendo secante e esfriando a mente, mas em excesso pode causar constipação e tensão muscular, ansiedade e preocupação.
O sabor amargo é composto pelos elementos ar e éter, sendo então um sabor de atributos leve e frio, causa ampliação dos sentidos e emoções quando ingerido devidamente, possui ação anti-inflamatória, é desintoxicante e digestivo, mas quando em desequilíbrio pode gerar medo, ansiedade e insônia.
O sabor azedo é feito através da junção dos elementos terra e fogo, é quente, desperta a mente e os sentidos, é secante e digestivo, mas em excesso gera depressão, tontura, raiva e impaciência.
Sabor constituído pelos elementos terra e água, sua qualidade é fria e pesada, nutre e dá vitalidade aos tecidos e contentamento às emoções, mas quando em excesso, gera letargia, apego, ansiedade, muco e estagnação dos canais energéticos.