Bolo de banana da terra e masala de outono

Pensam vocês que masalas são só para pratos salgados? Engano! Como sou naturalmente doceira, adoro temperar bolo, mingau, torta, pudim, enfim, e claro, nem todos os temperos combinam legal com o sabor doce.

Ayurveda explica, cada sabor é composto por diferentes elementos, da uma espiadinha mais sobre esse assunto aqui. Mas resumindo a ópera, o sabor doce contém os elementos terra e água, que são elementos mais densos, ainda mais quando estão juntos! Já viu o aspecto de uma terra molhada? Do barro? É pesado…, entendeu por que nos sentimos pesados após aquela sobremesa do domingão? Em contrapartida, a maioria das especiarias contém os elementos terra e fogo. Aqui a coisa é mais leve e quente, atributos que favorecem a digestão! Tai a explicação bem prática sobre combinar sabores picantes, especiarias com doces, tornam nossas sobremesas mais leves e convidativas!

Vamos nessa então? Segue a receita da semana, delícia de bolo, sem glúten, sem açúcar e vegano, com muuuuuuito tempero hehe

20170507_191622

Hidrate em 5 c de água, 1 c de sopa de farinha de linhaça moída na hora, reserve.

Pré aqueça o forno.

Corte no sentido longitudinal em fatias de 0,5 cm em torno de 3 bananas da terra maduras, respingue gotas de limão nelas e polvilhe canela em pó e açúcar de coco, reserve.

Misture os secos – 1 1/2 x de farinha de trigo sarraceno, 1 x de farinha de amêndoas  (ambos moídos na hora de preferência), 1 x de polvilho doce, 1 x de açúcar de coco, 1 c de chá de sal rosa, 1 c de sopa de canela em pó, 1 c de sopa de raspas da casca da laranja (orgânica), 1 c de chá de noz moscada, 2 sementes de amburana raladas, 1 c de sopa de gengibre em pó, 1 c de café de pimenta do reino em pó, 1 c de café de pimenta rosa tostada e moída, 1/2 c de café de cravo em pó, 2 c de sopa de nibs de cacau, 1 c de chá de bicarbonato e 1/2 c de chá de tremor de tártaro (sem problemas se não tiver).

Aos poucos acrescente o líquido aos secos, misturando para incorporar bem – 1 x de suco de laranja, 1/2 x de óleo de coco derretido, 1 c de sopa de vinagre de maçã, a linhaça hidratada e água se necessário para a massa ficar um pouco mais líquida (mas não muito! esse bolo é mais firminho mesmo!)

Unte uma forma redonda de fundo removível com farinha de arroz e açúcar de coco, então ajeite parte das fatias das bananas formando um desenho igual da foto, e derrame metade da massa, novamente por cima da massa faça o mesmo desenho com mais fatias de bananas, e derrame a outra metade da massa e por cima novamente mais fatias de bananas, polvilhe canela em pó e açúcar de coco, leve para assar em forno 200 graus por 40′.

Espete a massa e não deixe ela ficar muito seca! Desligue o forno e deixe a porta entreaberta para esfriar aos poucos… Desenforme o bolo e se desejar mais docinho segue uma calcinha especial:

Derreta 1/2 x de açúcar de coco em 1 c de sopa de óleo de coco, 1/4 x de água e se tiver 2 c de sopa de água de flor de laranjeira, leve ao fogo por alguns minutinhos, desligue e despeje sobre o bolo.

A cada mordida um sabor diferente, aproveite e boa viagem!!!

Anúncios

2 thoughts on “Bolo de banana da terra e masala de outono

  1. Anne Marie

    Adorei a receita! Tenho praticamente todos os ingredientes (até a água de flor de laranjeira hehehehe). Confesso que não conhecia a semente de amburana e vou tentar localizar aqui na minha região. Caso não encontre, qual ingrediente poderia usar substituir?

    Abraços!!!

    Anne Marie Scoss annescoss@gmail.com

    *Antes de imprimir, pense em sua responsabilidade e compromisso com o meio ambiente!*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s