Bolo de pera e especiarias

Depois dessa bagunça de carnaval, só um bolinho delicioso para acalmar tanta agitação!!! E na época onde colhemos peras orgânicas e temos à disposição sabores como a fava tonka, baunilha brasileira, não tem por que não explorar essas delícias :0

Tem quem goste de dar aqueles pulinhos e sair no bloco de carnaval do bairro, e ainda os mais ousados que vão desfilar mesmo na passarela, ou ainda os que pegam mesmo um voo até o Rio ou Bahia e vão chacoalhar o corpo até entrarem numa catarse sem explicação!

Tem ainda aqueles como eu que realmente abstraem. Adoro samba, tamborim, cores, festa, batucada, mas não tenho estômago para as confusões que se criam devido a falta de clareza do que realmente pode significar essa festividade.

Então fico quietinha, tomo banho de cachoeira, garanto meu acarajé vegano na pracinha da Lagoa no horário em que a festa ainda não começou, saio de fininho, à francesa e volto rapidinho pra casa na mata, pra sentar no deck, olhar as estrelas, brincar com os cachorros e garantir que no dia seguinte eu acorde com um bolinho desses na mesa do café da manhã, e por que não?

Anota pois esse é daqueles que acalma os nervos de tão gostoso e macio 🙂

Bolo de pera e especiarias (sem glúten ou laticínio)

Descascar 2 peras grandes e picar bem miudinhas, banhar em 1/4 xícara de água de flor de laranjeira, 1 c de sopa de raspas de casca de laranja orgânica, 1 semente de fava tonka raladinha, 1 c de chá de cardamomo em pó, a mesma medida de canela em pó e um pouco menos de noz moscada em pó, algumas gotas de baunilha, mexe e deixa a fruta absorver um pouco todo esse sabor!

Então, acrescente 3/4 x de melado de cana e em seguida acrescente 3 gemas de ovos orgânicos, mexe bem e depois 1 x de suco de laranja, 1/2 x de óleo de coco, pitada de sal do Himalaya, mexe até encorporar bem os ingredientes, então vamos aos secos, 1 1/2 x de farinha de trigo sarraceno e a mesma medida de farinha de arroz integral, 1 c de sopa de psyllium, 1/2 x de lascas de amêndoas, mexe e observe se a massa não está nem líquida nem grossa demais. Bate as 3 claras e incorpore aos poucos para não desmanchar, e somente no final, quando o forno já estiver aquecido, a forma redonda de furo no meio untada com óleo de coco e açúcar demerara, acrescente 1 c de chá cheia de bicarbonato e 2 c de sopa de vinagre de maçã orgânico, isso produzirá a fermentação inicial do bolo, mexe com delicadeza e leva para assar por 35′.

Sem palavras pra dizer o quão maravilhoso, fofinho e aromático ficou!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s