Receita de Sobremesa Ayurvédica – porque tem sabor e é saudável!

Docinhos são sinônimo de alegria para a maioria das pessoas, ainda mais para pessoas do biotipo Vata, aquelas que adoram comer uma bobeirinha após o almoço! A dica é simples: pode doce sim, mas em equilíbrio com os outros sabores: amargo, salgado, ácido, adstringente e picante.

O sabor doce é formado principalmente pelo elemento terra, por isso é indicado ao biotipo Vata, pois esse é constituído em sua maioria pelos elementos ar e éter. Acontece da seguinte maneira: semelhante aumenta semelhante, portanto para os biotipos Kapha que são constituídos de terra, o sabor doce pode se tornar um problema se não for consumido em equilíbrio!

Papos à parte, tem aqui uma receitinha especial de sobremesa nutritiva e muito saborosa e saudável, vale lembrar que o doce não deve ser ingerido após as refeições, mas em ocasiões isoladas, em algum momento da tarde em companhia de um chazinho de gengibre para auxiliar ainda mais a digestão 😉

IMG_2587[1]

sobremesa_ayurvedicaRocambole de Goiaba (Goiaba de Verdade!):

Para a massa, cozinhar 1 xícara de arroz cateto integral e esperar esfriar, enquanto isso lave e pique grosseiramente 3 goiabas vermelhas maduras e processe-as no liquidificador ou mixer com 4 c de sopa de mel e 1 c de chá de cardamomo em pó. Voltando a massa, preparar leite de aveia deixando 3x de aveia de molho por 10′ com 3x de água, então bater no liquidificador e coar no voal.

Com o leite já coado, bater no liquidificador com 3 ovos caipira, 1/2 xícara de ghee (ou óleo de coco se preferir), pitada de sal e 1 c de sopa de açúcar mascavo, desligar e ligar novamente acrescentando aos poucos o arroz integral já cozido, bater até a massa ficar homogênea, desligue e acrescente 1 c de sopa de vinagre de maçã orgânico e 1 c de chá de bicarbonato de sódio, misturando bem com uma colher.

Derramar a massa numa forma retangular grande já untada com o óleo (ou ghee) e farinha de arroz integral e levar ao forno pré aquecido por 20′.

Detalhes importantes: essa massa é leve, então na hora de retirar do forno, esperar esfriar, soltar as bordas com uma colher e virar a massa numa pano de prato limpo e úmido, aguardar uns minutinhos, rechear com o creme de goiaba, polvilhar coco ralado e com a ajuda do pano enrolar o rocambole.

Preparando a cobertura com 1 c de sopa de óleo de coco, 1/4 x de leite de arroz, 2 c de sopa de cacau em pó, 1 c de sopa de açúcar demerara e raspas de semente de cumaru ou baunilha se preferir. Leve ao fogo mexendo até engrossar, se precisar acrescente um pouco de água para ela ficar mais lisa e fácil de espalhar pelo rocambole.

Basta se deliciar com essa sobremesa sem glúten, pouquíssimo açúcar, fruta in natura, pitadas de temperinho e sem deixar a deliciosa cobertura de cacau de fora 😉

 


 

Anúncios

2 thoughts on “Receita de Sobremesa Ayurvédica – porque tem sabor e é saudável!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s