Comidinhas ayurvédicamente indianas!

Já imaginou unir a delícia dos sabores da Índia aos preceitos terapêuticos da Medicina Ayurveda? Essa é a proposta, alimento saboroso e naturalmente saudável. Isso eu já disse em outros momentos mas vale à pena repetir: nem toda receita indiana é ayurvédica e nem toda receita ayurvédica é indiana!

Vamos lá…, culturalmente a Índia é a referência gastronômica no que se refere aos alimentos muito bem condimentados, e claro que isso se deve não somente à uma questão histórica das navegações em rumo à busca das especiarias do Oriente, mas também a raíz dos conceitos da alimentação ayurvédica, onde as especiarias tem papel fundamental no processo da digestão de alimentos mais pesados.

Mas quando se visita esse país tão rico em sabores, cores e aromas, prova-se também alimentos altamente gordurosos e cheio de açúcar, em contrapartida ao conceito fundamental da alimentação ayurvédica: todo alimento deve ser rico em prana (energia).

Qualquer receita que seja baseada em alimentos frescos, livres de venenos, sem aditivos, de preferência em concordância com os atributos dos alimentos em relação à época do ano (quente/frio), pode ser considerada uma refeição ayurvédica!

Um bom exemplo é a receita tradicional do pão indiano chapati, adaptado à versão 100% integral, que combina com inúmeras possibilidades de recheios,  mas que no nosso caso optamos por algo nutritivo, saboroso e rico em prana, aproveite e reproduza a receita e deguste com os amigos!

bazar-indiano

 

CHAPATI “AYURVÉDICO”

Para a massa:

Misturar em uma bacia 2 xícaras de farinha integral peneirada com uma pitada de sal, deixar um buraco no meio e acrescentar 1 c de sopa de ghee (se for vegana, trocar por azeite), e um pouco mais do que 1/2 xícara de água morna (isso varia muito dependendo da massa, mas não deixá-la muito mole e nem tão seca senão endurece!), misturar com as mãos, retirar da bacia e sovar por 5′ numa mesa, fazer uma bola e deixar a massa descansar num pano por 1h, sovar de novo e separar pequenas bolinhas para abrir já os discos de chapati individuais.

Assar um disco por vez numa frigideira bem quente mas em fogo médio baixo até dourar levemente, virar o outro lado e dourar um pouco mais, retirar na frigideira e levar diretamente para a boca do fogo por alguns instantes até formar bolhinhas e escurecer alguns pontinhos na massa, retirar e deixar os discos descansarem com um pouquinho de ghee entre elas.

Para o Recheio:

Preparar o chutney de tomate – Preparar uma calda com 2 c de sopa de água, 1 x de mascavo, 2 c de sopa de vinagre de maçã, 1 c de sopa de pimenta calabresa em flocos, uma pitada de sal marinho, 1 c de café de noz moscada e uma pitada de canela em pó, em seguida acrescentar 1kg de tomate orgânico grosseiramente picado, mexer, tampar a panela e cozinhar em fogo médio até o tomate soltar bem a água, então manter semi tampada, mexendo de vez em quando para não grudar. O segredo é desligar o fogo quando o chutney estiver quase seco (parece ponto de brigadeiro!), fica um creme espesso, alguns pedacinhos e um aroma inigualável!

Preparar o paté de semente de girassol germinada – Hidratar por 6hs 2 xícaras de semente de girassol crua, sem casca e sem sal, dispensar essa água, e bater as sementes do liquidificador com 1/2 xícara de azeite, sumo de um limão inteiro, pitada de sal, e água o suficiente para bater até virar um creme espesso (pode até deixar algumas sementinhas inteiras se preferir). Desligar e acrescentar folhas frescas de orégano, salsinha e tomilho.

Para Finalizar:

Com o disco de chapati aberto, fazer uma cama de cenoura raladinha, por cima salpicar brotos de bambu ou alfafa, passar uma camada do chutney já frio, acrescentar uma camada do paté de girassol, enrolar, espetar um palitinho e voilá, delicioso lanche nutritivo prontinho para saborear!

 

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