Dicas Ayurvédicas para a alimentação no Outono/Inverno

Como estamos todos integrados com nossa natureza interna e externa, assim , como na premissa alquímica “o que está em cima é como está embaixo”, igual acontece com nosso corpo e mente nos diferentes períodos, temperaturas e estações.

Somos constantemente atingidos pelas mudanças climáticas, assim também como temos uma grande participação nessas mesmas alterações. O movimento é fluído, contínuo e de mão dupla! Logo, se faz frio lá fora, a tendência é esfriar lá dentro, se sentimos nosso organismo ressecado devemos observar a característica do ar ao nosso redor e por aí vai…

Se o Outono carrega as características seco e frio  – basta observar as plantas secarem ao nosso redor, as folhas caindo, o vento rasgando seco e frio – devemos observar esses atributos em tudo o que nos cerca: o que esfria o meu corpo, o que “seca” não somente meu corpo, mas meus sentimentos? Ganhe consciência dessas questões e evite alimentar-se das situações que irão “agravar” essas características.

Em termos práticos, leve essa premissa para sua mesa e refeições diárias, escolha alimentos que irão “olear” levemente os órgãos, que irão nutrir, aquecer…, fica a dica: leite vegetal (para olear), quentinho com uma pitada de óleo de coco e canela em pó (para aquecer), um pouquinho de melado para adoçar (e nutrir)…

Não se deve esquecer que apesar desse ser um período para ingerir alimentos mais quentes, logo, cozidos, o prana (energia vital) deve ser mantido durante a dieta diária, então abuse dos verdinhos frescos levemente refogados 😉

Uma receitinha especial com a premissa ayurvédica para o Outono:

Caldo de Batata Doce e Ora pro nóbis

Cozinhar na água 4 batatas doces médias sem casca e picadas, quando já estiverem macias batê-las no liquidificador ou mixer, enquanto isso refogue na panela 1 colher de sopa de ghee, 1 c de sopa de semente de mostarda preta, uma pitadinha de assafétida, 1 c de chá de cominho em pó, 1 c de chá de cúrcuma fresca ralada ou em pó, 1 c de chá de gengibre fresco ralado e 1 canela em pau, então acrescentar 1 x de folhas de ora pro nóbis picadas, desligar e misturar ao caldo de batata doce, acertar o sal e acrescentar mais verdinhos como salsinha, tomilho e orégano frescos.

Acompanha com um bom pão de fermentação natural levemente aquecido na frigideira com óleo de coco e bon apetit!

 

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2 thoughts on “Dicas Ayurvédicas para a alimentação no Outono/Inverno

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