Você pensa que isso é simplesmente um caldo de lentilha?!

Ela é pequenininha, verde musgo, de sabor comum, não muito apreciada pelo granfinos, mas está sempre presente em uma das datas mais festejadas (Ano Novo), é grande amiga parceira dos vegetarianos (riquíssima em proteína vegetal), simpatiza facilmente com outros pratos, é flexível para receber diferentes temperos, então eu pergunto “Por que não a lentilha”???

Mais como um desabafo, toda vez que ensino alguma receita utilizando as lentilhas durante os cursos, sempre vejo alguém torcendo o nariz do tipo “mas é uma receita tão simples”, “poderia usar o grão de bico”, “não vai ter gosto de nada”, e adivinhem? Depois de pronta, ela é a grande estrela do banquete: Dhall de lentilhas com leite de coco!

Vai lá, é fácil, vale à pena:

Toste as especiarias separadamente e então pile ou triture as num processador de café: 1 c de sopa de feno grego, 1 c de sopa de coentro em grão, 1 c de sopa de mostarda amarela em grão, 1/4 de colher de café de assafétida.

Refogue em 2 c de sopa de óleo de coco as especiarias já prontas, 2 x de lentilha seca partida, acrescente água fervendo, tampe de deixe cozinhar, enquanto isso…

Prepare o leite de coco da seguinte forma, após congelar um coco marrom por 2hs, retire o do congelador e coloque o direto na boca do fogo, vá girando até queimar seus pelinhos e perceber que o coco começou a rachar, espere esfriar um pouco e bata com um martelo até abri lo (será fácil e rápido), então solte facilmente a polpa branca que será usada junto a pele fina marrom, dispense a casaca dura e a água que provavelmente estará congelada.

Bata por alguns minutos a polpa do coco com água o suficiente para cobrir, então coe o leite com a ajuda de um voal, e acrescente o leite coado na lentilha e deixe cozinhar até evaporar o excesso de água. Se preferir (eu adoro), acrescente folhas frescas de salsinha e coentro antes de servir!

A dica é: monodieta de lentilha vez em quando, nutre o corpo e trabalha nosso senso de necessidade de sempre achar que falta algo mais! Optemos pelo simples, bom e saboroso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s