Inhame Inhame! Com caldinho de feijão fradinho :)

Muito se fala do inhame e seus benefícios e pouco se fala das inúmeras possibilidades em utilizá-lo…, salvo um livro que sou fã, da Sônia Hirsh, aproveitem e deem uma espiadinha!

Para essa entrada repentina de friozinho, por que não um caldinho mais nutritivo, detox, diurético e quentinho? Pois bem, a combinação do feijão fradinho com o inhame produz essa maravilha: enquanto limpa o sangue, auxilia na eliminação do excesso de líquido e ainda faz nosso estômago feliz por aquecê-lo sem pesá-lo!

Vamos lá, toda leguminosa deve ficar de molho na água por pelo menos 24hs, assim elas liberam as substâncias tóxicas e de difícil digestão. Se puder, troque a água entre 2 e 3 vezes, dispensando totalmente as águas. Essa dica apesar de ser geral, é muito enfatizada pela Ayurveda, principalmente para os biotipos vata, que costumam produzir gases com mais facilidade.

Prefira cozinhar o feijão em panela de barro, aquecendo ainda mais sua propriedade. Para a medida de 2x de feijão, pode-se utilizar em média 2 inhames médios descascados e picados. Acrescente o inhame no feijão após cozedura parcial do grão, senão ele amolece demais e some o caldo!

Prepare um refogado separadamente, utilizando 1 c de sopa de ghee (manteiga clarificada), 2 folhas de louro, 1 c de sobremesa de cominho em grão, 1 c de sopa de mostarda preta em grão e um pedacinho de gengibre fresco ralado, e se quiser mais apimentando acrescente 1 c de chá de pimenta fresca dedo de moça, afinal, as especiarias além de darem sabor facilitam ainda mais a digestão dos grãos pesados, então nunca é demais! Derrame o refogado na panela onde os grãos e inhame estão quase cozidos, acrescente pitada de sal e deixe terminar de cozinhar com a panela tampada e assim que tiverem macios faça sua escolha: sopinha com textura e pedacinhos ou creme batido, experimentei das duas formas e ficam uma delícia, lembrando de acrescentar cebolinha picadinha no final, enjoy!

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