Prana, Tejas e Ojas

O que são Ojas , Tejas e Prana?

Quando falamos em Ayurveda sempre nos referimos aos Doshas –Vata, Pitta e Kapha – que são as combinações dos cinco elementos, ar, éter, fogo, água e terra. Os três doshas se fazem presentes no corpo humano e determinam muito da personalidade, da aparência física e da saúde de cada indivíduo.

Conforme alguns estudiosos, como David Frawley, a raiz da palavra dosha em sânscrito significa desequilíbrio, ou seja, quando falamos em dosha estamos nos referindo aos desequilíbrio apresentados pelo nosso organismo. Quando falamos dos aspectos positivos dos doshas, que promovem o equilíbrio e a saúde, estamos falando em Tejas, Ojas e Prana.

Da mesma forma que Vata, Pitta e Kapha são formados pelos elementos, Ojas, Tejas e Prana também são compreendidos a partir dos elementos. Entretanto cada um se relaciona com o elemento mais sutil dentre os elementos que caracterizam o seu dosha correspondente.

Ojas é a pura essência do dosha Kapha, e do elemento água.

Tejas é a pura essência do dosha Pitta, e do elemento fogo.

Prana é a pura essência do dosha Vata, e do elemento éter.

Ojas, Tejas e Prana são as formas energéticas e sutis dos doshas, eles circulam pelos Nadis – canais localizados no corpo sutil.

Ojas está relacionado com a vitalidade, imunidade e rejuvenescimento. Também se relaciona com o subdosha Tarpaka Kapha,que nos dá paciência, uma bos memória e uma boa resistência para enfrentar os fatores de stress. Uma pessoa que tem um bom Ojas, raramente fica doente. Quando falamos em Ojas, nos referimos a uma substância sutil do dosha Kapha, mas ele é também uma substância biológica, ele é um protoplasma, substância biológica super fina que inclui a albumina, a globulina e vários hormônios. Ele nutre e lubrifica o sistema nervoso.

Na medicina moderna ouvimos falar sobre o sistema imunitário, que inclui o sistema hematopoiético, endócrino, nervoso e digestivo. A concepção ayurvédica de Ojas corresponde ao conceito medicinal moderno do sistema imune e quando todos estes sistemas desempenham suas funções fisiológicas, Ojas é preservado.

Tejas é o princípio da luz e do calor. A iluminação e o calor proveniente do sol é Tejas. Nos alimentos existe energia solar (Tejas), assim como energia biológica (Prana) e energia vital protetora (Ojas). Tejas está relacionado com a digestão e transformação de tudo aquilo que tomamos e experimentamos. Isto inclui comida, líquidos, pensamentos, ações, emoções e tudo o que abrange a nossa vida humana.

Tejas é a essência do fogo digestivo, que se manifesta fisicamente como enzimas, hormônios e aminoácidos, todos eles governando o metabolismo celular. Algumas funções de Tejas são:

Deha Agni – “Componente fogosos de todo o corpo”

Bala – “Força”

Ayuh – “Longevidade”

Prana – “Força Vital da Vida”

Upachaya -”Nutrição, tonicidade”

Prabha – “Incandescência, inteligência”

Ojas – “Imunidade natural”

Além destas características Tejas possui outras propriedades. Uma delas é“Rupa – cor”. A cor da pele, dos cabelos e dos olhos, são expressões de tejas. Umapessoa com um bom Tejas possui um brilho intenso, seus olhos brilham e sua pele é lustrosa.

Tejas está relacionado ao subdosha Sadhaka Pitta, que está localizado na cabeça e tem haver com o metabolismo cerebral. Tejas promove a clareza mental, compreenssão, metaboliza o conhecimento e produz discernimento e inteligência. O pensamento é um movimento de Prana, mas a forma do pensamento é Tejas, que é a inteligência.

Prana, a energia sutil de Vata (Ar + Éter) é pura energia vital. Das três essências, Prana é a mais sutil. Prana governa a respiração, a oxigenação, a circulação e todas as funções motoras e sensoriais. Significa movimento, que circula através de ar e de éter.

Na Ayurveda aprendemos que a respiração é repleta de vida, entusiasmo, inspiração e criatividade. A natureza é fonte infinita de prana, quando tomamos um banho de cachoeira ou respiramos ar puro e nos alimentamos de alimentos frescos, estamos absorvendo um bom prana. Na Ayurveda aprendemos as práticas de pranayama, que são exercícios de controle da respiração que nos ajudam a equilibrar prana, tejas e ojas.

Para se combater o envelhecimento e doenças, Ojas, Tejas e Prana precisam estar funcionando integrados. Dieta apropriada, exercícios e estilo de vida podem criar um equilíbrio entre estas três essências, assegurando uma vida longa e saudável.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s