Receita para um Café da Tarde Especial

Esses dias de chuva em Florianópolis proporcionam momentos de maior introspecção, e claro, imersão na cozinha! Nada melhor do que “testar” novas receitas e degustá-las em boa companhia, com um bom café orgânico polvilhado de cardamomo em pó, uma boa leitura com o livro “O caminho da Prática” e a presença de um gato branco a tudo observar e abençoar 🙂

Gatos e livros à parte, a arte das panelas e temperos se assemelha a liberdade do artista em frente a sua tela em branco, sem cobranças, nem regras, mas apenas o estado de presença e um toque de bom senso e estética pessoais!

Meus toques são culinários e tem à ver com as pitadas de conhecimento e prática ayurvédica que venho experimentando em meu laboratório da vida: arriscar, observar, sentir, não julgar, aceitar, recolher. Algumas receitas e relações nos trazem dor e sofrimento, impressões a serem limpas e trabalhadas no âmago de nosso ser, outras nos fazem rir e chorar de alegria…, não há nada “bom” ou “mau”, “certo” ou “errado”, há somente o espaço a ser criado para podermos contracenar em meio aos dramas e traje comédias kármicos!

Para completar o texto, só faltava a receita hein, lá vai!

IMG_1758[1]


Bolo de Ameixa com Cardamomo, Nozes e Iogurte

1 xíc de iogurte integral natural (pode substituir por leite vegetal de coco)

12 ameixas sem caroço

1 xíc de trigo integral

1 xíc de aveia em flocos finos

1/2 xíc de açúcar mascavo

1/2 xíc de água (pode substituir por suco de laranja)

1/2 xíc de ghee (pode substituir por óleo de coco)

1 colher de sopa de semente de cardamomo

1 colher de chá de masala chai

1/2 xíc de nozes picadas

2 colheres de sopa de linhaça moída na hora

1 colher de sobremesa de bicarbonato

1 colher de sopa de vinagre orgânico de maçã

Bater no liquidificador as ameixas com os líquidos (suco, água, iogurte) até formar um creme, então derramar essa mistura numa bacia com os outros ingredientes (menos o bicarbonato e vinagre), mexendo com uma colher de pau, aproveitando para sentir o aroma do cardamomo e masala chai!

Assim que tiver homogêneo, acrescente o vinagre e bicarbonato mexendo delicadamente, e rapidamente coloque a mistura numa fôrma untada com furo no meio e leve para assar em forno pré aquecido por 35′.

A Cobertura – diluir 1 colher de sopa cheia de óleo de coco com 5 colheres de sopa de água, 2 colheres de sopa de mascavo e 2 colheres de sopa de cacau em pó (daquele verdadeiro, que vem em “massa”, faz toda a diferença!), levar ao fogo mexendo por 5′, derramar no bolo ainda morna.


DICA: Se preferir que o aroma do cardamomo se intensifique, toste as sementinhas numa frigideira e moa num pilão antes de acrescentar a massa.

Como sugerido na receita, se preferir a opção 100% vegana da receita, substitua os ingredientes como orientado, da super certo e fica uma delícia igual!


Nem precisa falar o quanto essas especiarias fazem a grande diferença nessa receita: o cardamomo auxilia na digestão do iogurte e a masala chai “aquece” o bolo, facilitando a digestão inclusive das farinhas!

A opção em não acrescentar ovo e maneirar no açúcar, possibilita que esse bolo seja ingerido além dos Vatas, pelos Kaphas (com moderação) e pelos Pittas, façam bom proveito!

Texto e receita por Glendha Kreutzer

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s