Feno-Grego

Terça é o dia do feno-grego, sementinhas cor de areia que parecem pedrinhas do fundo de um riacho. As sementes de feno-grego tem origem na Índia, outras referências citam sua utilização no Egito e Arábia, mas pelo visto ficaram famosas na Grécia, enfim, é uma especiaria muito antiga. Nas lendas indianas foi plantada por Shabari, a mulher mais velha do mundo. Estas sementinhas eram usadas para amaciar os corpos das indianas, preparando-as para o amor. Sementinhas amargas, mas que amolecem os corações. Veja a letra da canção do feno-grego: tenho o sabor fresco da brisa do rio, plantando desejo em terreno que ficou estéreo. Eu feno-grego que faço o corpo ficar doce de novo, pronto para o amor…”

                                                    fenugreek720

Utilizamos muito esta sementinha na ayurveda, indicada para equilibrar kapha e vata. É um tônico nutricional indicado para quando a pessoa se sente fraca. É digestivo, ajuda a baixar níveis elevados de açúcar, colesterol e triglicerídeos no sangue. Pode-se preparar um mix de açafrão da terra e feno-grego moídos para a prevenção da diabete, utilizando-o diariamente 1 colher de chá nas refeições, ou diluído no leite.

Na culinária o feno-grego dá um toque especial. Para liberar melhor o sabor, suas sementes devem ser levemente tostadas e moídas. É um dos ingredientes dos curries indianos, combinam com sementes de cominho e coentro.  Pode ser acrescentado em refogados de legumes, nas massas dos pães e chapatis.

Um dos usos tradicionais do feno-grego é em doces preparados com ghee e farinha, para ajudar a aumentar a quantidade de leite das mães após o parto, mas neste caso deve-se tomar bastante água e apenas pequenas doses de 1g (diárias). É contraindicado na gestação.

Sementinhas de feno-grego, tão duras e impenetráveis, quando de molho, incham e ficam macias, se expandem, livres como um lindo broto trazendo a vida.

Os brotos de feno-grego são incríveis, uma doçura amarga.

                                                  IMG_0947

Para o Germinado de Feno-Grego, é preciso deixar os grãos cobertos com água em um vidro de molho por 8 a 12 horas, variando conforme a temperatura e o tamanho. Lave-os bem e os deixe inclinados no vidro, tampados com uma redinha escorrendo a água. Repetir a lavagem de 2 a 3x ao dia. O processo pode levar de 2 a 4 dias.

Os germinados de feno-grego são amargos e adstringentes e tem um efeito pós-digestivo picante. Diminuem Kapha. Eles são diuréticos, limpam o sangue e a linfa, ajudando a reduzir a gordura. São bons para condições tais como a artrite, gota, obesidade, edema e diabete. Além de serem uma excelente fonte de vitaminas e minerais.

Mas aproveitando a chegada da primavera, que tal se embelezar a moda oriental? Banho de feno-grego para amaciar a pele e hidratar os cabelos. É isto mesmo, o feno-grego ajuda no crescimento e hidratação dos cabelos, isto por conta do seu alto teor de proteínas. Uma forma simples de preparar a hidratação com feno-grego é deixar de molho 4 colheres de sopa das sementes de um dia para o outro, retire a água e prepare uma pasta, no pilão ou liquidificador, e vá acrescentando óleo de coco – mais ou menos uma xícara – que também é um ótimo hidratante para os cabelos. Depois é só ir massageando das pontas até o couro cabeludo, deixando agir por um tempo. Também é indicado em casos de queda de cabelo, nestes casos é bom estender o tratamento durante um mês e fazer a hidratação 2x na semana. 

Aproveitem a primavera e os benefícios do feno-grego!!!

Anúncios

5 thoughts on “Feno-Grego

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s