Cúrcuma

bf47fedd6d7e57cd934d8355d097edc9

“Cada especiaria tem um dia especial. O da cúrcuma é domingo.  Passe a mão de leve pela superfície, e o sedoso pó amarelo gruda na palma e nos dedos. Pó de asa de borboleta.  Leve a mão ao rosto, esfregue-a na face, na testa, no queixo. Não hesite. Desde mil anos antes do começo da história, as noivas – e as que desejam se casar – fazem isso. Apaga manchas e rugas, absorve a velhice e a gordura. Por vários dias, sua pele continuará com um leve reflexo dourado.” (Chitra Divakaruna. A Senhora das Especiarias).

photo 1

Esta é a flor da Cúrcuma, que nasceu no jardim de casa esta semana. Um presente da natureza. Há um  ano enterrei alguns bulbos da raiz para brotar, veio uma folhagem ornamental linda, de folhas arredondadas bem verdinhas. É bem fácil de brotar, basta uma terrinha adubada, um pouco de espaço e sol. E não é só isso, existe o momento certo de colher os rizomas, floração bonita sinal de boa colheita. O melhor período para plantar é entre  inverno e primavera, e mais ou menos neste período será o momento da colheita, entre sete a nove meses após o plantio. Mas tem mais, as anciãs das especiarias, só colhem essas raízes bulbosas na hora exata em que a noite se transforma em dia.

Em sânscrito  é chamada de halud, que significa amarelo, cor do romper da aurora. Cúrcuma, a especiarias auspiciosa, é colocada na cabeça dos recém nascidos para dar sorte. Na ayurveda é o pozinho de ouro, principalmente para os pittas. A cúrcuma é pura saúde, purificadora do sangue e do fígado e pode ajudar a baixar níveis altos de colesterol no sangue. Auxilia nos tratamentos  em casos de gastrites e diminui os riscos de úlceras, por seu efeito calmante sobre o sistema digestivo. Possui propriedade anti-inflamatória, auxiliando os tratamentos para artrite. Além disso, contém óleos essenciais com características antioxidante e antimicrobiana.

Como chá, adicione meia colher de chá a uma xícara fervente, deixe ferver por alguns minutos. Em casos de gripe, resfriados ou febre: combinar com gengibre, coentro, cardamomo, canela e mel.

Em casos de irritação, vermelhidão e assaduras, preparar uma pasta com aloe vera e aplicar diretamente na pele.

Receita de suco de cúrcuma para inflamações e dores nas articulações: 2 cenouras, 1/2 batata doce, 1/2 fatia de abacaxi, 1 pedaço de gengibre e 1 pedaço de cúrcuma (ou 1 colher de chá do pó da cúrcuma). Bater no liquidificador com água fresca e coar. Frutos normalmente, não se misturam com as raízes, mas neste caso, o abacaxi potencializa as propriedades anti-inflamatórias dos ingredientes.

Na gastronomia o pó da cúrcuma realça os pratos com sua cor dourada. É a base de muitos currys e masalas. Dica ayurvédica, pode ser adicionado em alimentos com muita proteína como um antídoto, ajuda na assimilação e absorção deste nutriente. Uma pitada de açafrão, um toque a mais de saúde. Experimente!

photo 2

Anúncios

One thought on “Cúrcuma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s