Cultivando a felicidade

Fonte  :  Matéria para o site Uol

 

DICAS PARA MEDITAR SEGUINDO O BUDISMO

O presidente da Sociedade Budista do Brasil (SBB), João Nery Rafael, acredita nos mesmos benefícios, baseado na sua própria experiência. “Com a meditação, passei a cultivar certa felicidade independentemente das condições externas, que não estão sob meu controle. Você passa ser livre e muda sua escala de valores”, revela.

Ele ensina o seu exercício preferido para quem quer praticar sozinho. Os principiantes devem sentar-se numa cadeira, sem encostar a coluna, ou no chão, sempre mantendo uma postura confortável.

“Concentre-se na respiração, cultivando o pensamento de amor universal e de bondade para todos os seres. Na inspiração, pense que você está bem, feliz e em paz. Na expiração, mentalize o mesmo para ou outros. Dirija o pensamento para cada pessoa, sejam as mais queridas ou as hostis”.

O ideal é que a prática seja diária, por alguns minutos, num ambiente calmo, sem interrupções. “Depois de algum tempo, você pode criar pensamentos sólidos como, por exemplo, o de ‘não usar o ódio como energia’. Isso o ajudará, por exemplo, a manter a calma durante um assalto ou não usar a raiva numa discussão familiar”, afirma o professor Rafael, que também é psicólogo.

Segundo ele, para a Escola Theravada de Budismo, seguida pela SBB, a meditação tem dois papéis fundamentais: desenvolver a capacidade de tranquilizar a mente e purificar as emoções aflitivas.

……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s