Massagem Abhyanga

Texto  :  Glendha  Kreutzer

 

Abhyanga em sânscrito significa untar, olear, e é uma das técnicas de snehana (oleação) combinadas as manobras de massagem utilizadas pela Terapia Ayurveda.

As manobras podem acontecer no sentido ascendente ou descendente, sendo a 1° opção chamada de Pratiloma que em sânscrito significa oposto, com o objetivo de circular as toxinas das extremidades do corpo para fora, no sentido oposto à circulação sanguínea. Enquanto que Anuloma é o nome dado para a masagem que faz os movimentos do centro do corpo para as extremidades, buscando nutrir os tecidos.

Em ambos os casos utilizam-se óleos vegetais prensados à frio, optando pelo mais indicado conforme o dosha e o desequilíbrio que a pessoa se encontra. Este óleo é amornado e derramado em alguns pontos marmas, que são os pontos energéticos espalhados pelo nosso corpo, e assim iniciam-se os movimentos circulares nesses pontos, que também variam a direção conforme o objetivo, enquanto se quer nutrir os tecidos giram-se os dedos para a direita estimulando o aumento dos tecidos, e  para se obter resultados de diminuição, desobstrução e desintoxicação, os dedões do terapeuta devem girar no sentido anti-horário.

O óleo além de ser um meio de “carregar” as ervas a serem manipuladas conforme a necessidade junto aos óleos essenciais, também possuem características e propriedades anti oxidantes, nutritivas e de fácil absorção pela pele.

Todos os doshas podem receber essa massagem, mas os tipos kapha que já possuem o atributo de serem mais oleosos, devem preferir uma massagem mais aquecedora e estimulante, com pouco uso de óleo, e fazeno  uso de ervas diaforéticas (que são utilizadas no procedimento uduártana). Os tipos vata são os maiores beneficiados por essa técnica, pois necessitam de óleo para equilibrar algumas tendências à desequilíbrios como: ansiedade, frio excessivo, falta de circulação e nutrição. Para os pitta, a escolha do óleo de côco durante o verão, é essencial para equilibrar a temperatura do corpo e diminuir o excesso de fogo.

Os benefícios de receber uma massagem como o abhyanga são inúmeros, vão desde o auxílio à casos de insônia profunda, estresse e dores musculares até desequilíbrios emocionais como a depressão, tristeza e fobias, isso porque além dessa técnica trabalhar a desobstrução de canais energéticos, também atua na purificação dos canais físicos, desintoxicando órgãos e nutrindo tecidos.

Deve-se ter o cuidado em analisar se o interagente possui sinais de ama acumulado (toxinas), pois essa é uma das contra indicações no caso da massagem ser utilizada somente como mero relaxamento.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s