No Sul da India

Texto  :  Glendha  Kreutzer

 

SUL DA INDIA – Tudo cheira a coconut…hummmmm

 

Chegar no estado de Kerala no sul da India, e como entrar dentro de um saco daquelas balas de cOco antigas, pois aqui tudo cheira a coconut, e o paraiso pra quem gosta dessa fruta tao nutritiva e saborosa!

Passar uns dias em Varkala, praias lindas, vilas de pescadores e oleo de coco da maior qualidade e um sonho pra quem quer aproveitar a companhia de um povo simpatico e acolhedor e desfrutar de comida indiana bem temperada…Fica a dica do restaurante chamado Amantha, de uma familia simples, comida gostosa e preco justo, se compararmos com os restaurantes turisticos nos cliffs…

Pra quem quer experimentar algumas tecnicas (das mais diversas) de massagem ayurvedica e aprender sobre a cozinha do Sul, aqui encontrara muitas opcoes, fica dificil saber qual e realmente confiavel, mas vale experimentar! Posso dizer que consegui encontrar um bom “professor” que me passou ricas dicas e receitas dos pratos tipicos do Sul, agora e so praticar e degustar…

Quanto ao oleo de coco, aqui tive a sorte de conhecer um barqueiro do vilarejo chamado Anjengo, que faz o processo de extracao em sua propria casa, utilizando um maquinario simples, refinando o oleo o minimo possivel, logo, mantendo todos os nutrientes do coco, da vontade de comer puro e passar no corpo todo! Fica a dica de utiliza lo apos o banho nos cabelos umidos, assim como fazem as mulheres locais, pois alem de hidratar os fios, da uma aroma natural sem igual…

O oleo ‘e prensado a frio, não é submetido ao processo de refinamento e desodorização, sendo extraído a partir do leite de coco por processos físicos, passando pelas etapas de prensagem e filtração. Seus beneficios incluem o fortalecimento do sistema imunológico, facilitando a digestão e a absorção de nutrientes. E a melhor parte em termos de alimentacao e que quando submetido a altas temperaturas, o óleo de coco extra virgem não perde suas características nutricionais, sendo considerado um óleo estável. 

Para as pessoas de natureza pitta, que possuem a qualidade do fogo, quente e leve, o coco pode ser utilizado mais tranquilamente do que os kaphas, que ja possuem em sua natureza as qualidades de pesado, frio e oleoso, assim como o oleo de coco. Para as pessoas de natureza vata, o coco e interessante de ser ingerido por ser nutritivo e oleoso, qualidades contrarias a esse dosha., sempre cuidando claro, da digestibilidade do mesmo, pois este dosha tende a ter difculdades com alimentos muito pesados e frios!

Segue uma receita pra ser utilizada no verao pelos vatas, no outono pelos kaphas e no ano todo pelos pittas!

 

Chutney de coco a moda de Kerala

Ingredientes:

– 1/3 de coco fresco ralado

– uma colher de sopa de acafrao

– 1/2 cebola pequena e escaldada

– 1 dente de alho escaldado (pode fazer sem tambem!)

– 1 colher pequena de cominho em sementes

Bater no liquidificador com um pouco d’agua, entao acrescentar uma pimenta verde fresca e pequena, sem as sementes, bater de leve novamente, e depois despejar numa panela depois de refogar com 1 colher de sopa de oleo de coco, 1 colher de sopa de sementes de mostarda preta, a outra metade da cebola picadinha, deixa cozinhar por menos de 5 minutos, acresecnta uma pitada de sal e desliga, o chutney esta pronto para ser consumido com Masala Dosa, que sera nossa proxima receita a ser postada!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s