Morrer é Vital

Texto  :  Glendha  Kreutzer

 

Ontem, após a cerimônia e meditação zen que ocorre todas às segundas no Centro Zen Budista de Florianópolis, sentamos novamente na presença do Monge Genshô para tomarmos chá e conversarmos sobre o Dharma.

São inúmersas as pautas abordadas durante a conversa informal com o monge, mas especialmente ontem, na presença de pessoas que eu não via há tempos e outras que nunca havia visto, falamos sobre a necessidade de morrer para se viver. Parece paradoxal, mas não é…

O que seria a morte senão a continuação da vida? E a vida, senão a continuação da morte? Por que damos tanta importâcia à determinados acontecimentos em nossas vidas, se tudo, uma hora ou outra, vai passar? 

Questões como estas e muitas outras estão sempre à nos rodear. Existem muitas respostas convincentes, inteligentes, algumas felizes e outras insatisfatórias para que possamos nos conformar de que nenhuma delas é o sufciciente. Então, o que pensar? Que caminho tomar? O que fazer?

Gosto das respostas “não respostas” do zen budismo. São simples, sem filosofias e sem necessidade de grandes esforços de nossa massa cefálica. Não nos faz pensar, e sim, nos auxilia à esvaziar nossa mente de tantos conceitos e pensamentos.

O que seria o significado da vida, senão somente vivê-la? É assim que imagino e vivo a cada dia. Apenas vivendo…, e claro, quando me pego à sofrer e chorar, então eu sofro e choro. Quando me pego a sorrir, simplemente sorrio. No momento da canção, somente deixo as notas vibrarem por todo o meu ser, e dessa forma vivo a morrer…

 

Assistam e se deixem contaminar!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s