O SER INTEGRAL

 

Texto  :  Glendha  Kreutzer  /  Fotos  :  Michal Kirnskbaum  /  Participação  e  Colaboração  :  Ciro  Castro  ,  Daniella  Zamboneti e equipe dos Recursos Humanos do Tribunal  de  Justiça

 

O SER INTEGRAL –  Esse foi o nome do trabalho desenvolvido por mim e pelo profissional Ciro Castro, no PROGRAMA BEM-ESTAR NO TRABALHO PARA TÉCNICOS JUDICIÁRIOS AUXILIARES realizado na última sexta-feira, dia 18 de junho.

A proposta foi darmos uma prática onde pudéssemos trabalhar o Yoga e Ayurveda de forma integral e repassarmos alguns conhecimentos para que os próprios técnicos judiciários pudessem aplicar em suas rotinas de vida e trabalho. Começamos pela prática de Yoga oferecida pelo professor Ciro, entre alongamentos mais simples e leves movimentos de articulação, também executamos ásanas mais complexos e recebemos informações quanto aos benefícios dos exercícios.

O Yoga além de ser uma técnica milenar, ou seja, de conhecimento e sabedoria profundos quanto ao ser e suas etapas de evolução, já vem sendo adotado no Ocidente como uma forma eficaz de diminuir casos de stress profundo e doenças relacionadas à estafas de trabalho, desgastes  físicos e desequilíbrios emocionais.

” Num crescente, empresários aprovam os resultados de uma gestão focada em qualidade de vida de seus funcionários. Pessoas felizes e satisfeitas, tranqüilas e com boa saúde não mudam de emprego nem faltam continuamente ao trabalho e a prática do yoga laboral tem demonstrado resultados significativos a estes funcionários ” . (Ciro Castro)
A manutenção de nossa saúde física e emocional é de nossa inteira responsabilidade, mas particularmente tenho ficado satisfeita ao perceber que cada vez mais, órgãos, instituições, empresas e equipes de RHs estão percebendo a necessidade de levar momentos de relaxamento e orientação sobre qualidade e longevidade de vida aos seus funcionários.
Juntamente ao Yoga Laboral, vem surgindo também o novo termo ” Terapia Laboral “. No que consiste e quais são os conceitos relacionados à Terapia Laboral?
 
– Técnicas preventivas de saúde que visam beneficiar os trabalhadores, ocasionando um melhor desempenho no ambiente profissional, além de propiciar benefícios fisiológicos, psicológicos, sociais e empresariais, refletindo também em suas vidas particulares.
 
Pautada nesses conceitos de caráter terapêutico, realizei a palestra após a prática de Yoga, onde a mesma foi dirigida de forma que as pessoas que estavam ali presentes, pudessem levar para casa informações úteis e de origem milenar advindas da Terapia Ayurveda.
 
Começamos falando um pouco da própria história da Medicina Ayurveda, passando por temas como mudanças de hábitos alimentares, padrões de comportamentos reativos e como podem ser prejudiciais em nossas relações íntimas e de trabalho, os benefícios de relaxamento dos tratamentos e massagens terapêuticas, e mais alguns temas. Destaque para o assunto  ” Meditação “, ponto do qual partimos quando falamos sobre auto conhecimento, observação dos pensamentos, consciência da realidade como ela realmente é, e de como essa técnica pode nos auxiliar na percepção de que somos responsáveis pela realidade que criamos em nossas vidas.
 
 
 
 
Momentos como este, que tivemos durante a prática de Yoga e a palestra sobre a Terapia Ayurveda, nos abre espaço para observarmos casos de algumas pessoas que estavam ali, os próprios técnicos judiciários, que já vem praticando ásanas, o vegetarianismo, meditação e outras práticas saudáveis de manutenção da saúde. Esses dados demonstram que, cada vez mais a busca pela consciência e harmonia entre corpo, mente e espírito, é para todos, sem restrições, e também de que as empresas que proporcionam esses benefícios aos seus funcionários só tendem a se beneficiar igualmente!   
 
Como fechamento do trabalho realizado com os funcionários do Tribunal, praticamos a auto massagem, em determinados pontos (marmas) localizados em nossos pés. Assim todos puderam se beneficiar e sentir na pele como é possível o relaxamento e contentamento através da massagem feita com conhecimento, óleos terapêuticos e muito carinho!
 
Agradecemos à todos os participantes por nos proporcionar a oportunidade de apresentarmos o Yoga e a Terapia Ayurveda como ciências praticáveis em nosso cotidiano, e também pelo carinho e atenção como nos receberam!
 
 
Para conferirem mais fotos do evento, cliquem aqui!
 
 
 
 
 
 
 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s