Yoga + Ayurveda = Atividade Física e Qualidade de Vida

Texto  :  Glendha  Kreutzer  /  Fotos:  Michal  Kirnskbaum  /  Colaboração:  Karen  e  equipe da Seção Psicossocial Organizacional  

 

Palestra:  Atividade Física e Qualidade de Vida

 

Aconteceu no dia 30/04 o 1° Encontro do Programa de Preparação para aposentadoria dos funcionários do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, e participamos com a palestra com o tema Atividade Física e Qualidade de Vida, onde pudemos  falar à respeito dos benefíciios da prática de Yoga e da observação e mudança de nossos hábitos, inclusive os alimentares, através dos conceitos da Terapia Ayurveda.

Considerando essa nova etapa de vida, onde as pessoas que estavam ali presentes estão prestes a se aposentar, pudemos abordar assuntos como:

* a importância de se alongar para alívio de tensão e dores musculares

* o desenvolvimento da consciência corporal como forma de evitar o surgimento e instalação de doenças em nossos corpos

* os exercícios respiratórios e seus benefícios de relaxamento

* consciência alimentar como forma de prevenção de desequilíbrios físicos e emocionais

* alimentação saudável, saborosa e funcional adaptada à cada organismo

Seguindo esses temas, a professora de hatha yoga Maria Rosa pôde nos passar uma prática completa, onde executamos desde movimentos de soltura das articulações até ásanas mais complexos como a “postura do guerreiro”.

Posso afirmar que nos surpreendemos com a disposição do pessoal, onde cada um praticou no seu ritmo, segundo as orientações da Maria, respirando profundamente, encontrando espaços entre as vértebras e alongando cada cantinho do corpo.

Depois da prática, todos puderam relaxar um pouquinho na postura do “cadáver” ao som dos mantras criados e apresentados pela instrutora.

Durante a palestra, pudemos conversar melhor sobre os benefícios do yoga e como aplicar no dia a dia os conceitos apreendidos.  Também falamos sobre as difculdades que encontramos ao tentar mudar nossos padrões de comportamento, e como a auto observação pode nos servir de guia para optarmos por melhorias.

Após um breve intervalo, retomamos a conversa e pude apresentar algumas dicas sobre alimentação saudável, importância da procedência do alimento, os temperos e seus benefícios para ativação da digestão, massagens abdominais para eliminar toxinas e auto conhecimento como fórmula para encontrarmos nossa dieta pessoal.

Só temos a agradecer aos participantes, pelo momento especial de aprendizado mútuo, pelo acolhimento respeitoso quanto aos diferentes pontos de vista sobre os assuntos abordados e pelos elogios da eficácia da prática!

Esperamos que todos possam ter se beneficiado de alguma maneira, um grande abraço e que todos encontremos nosso caminho em meio à tantas bifurcações da vida…!

Para visualizar mais fotos do evento, clique aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s