PANCHAKARMA na Montanha Encantada

DSC04589Texto  e  Fotos  :  Glendha  Kreutzer

Estivemos durante 8 dias na Montanha Encantada (Garopaba – SC), centro de Yôga e Ayurveda, em um programa de Panchakarma atendendo 11 pacientes. Panchakarma é o nome dado ao processo ayurvédico de desintoxiação profunda.

Formamos um grupo de oito terapeutas ayurvédicas, dentre elas, contamos com a coordenação das doutoras Adriana e Maura, integrantes do Grupo de Terapias Girassol

Eu e Ananda formamos uma dupla para trabalhar atendendo os pacientes através dos procedimentos de massagem abhyanga, shirodhara, acompanhamento dos bastis e udwártana. Havia mais uma dupla executando esses mesmos procedimentos, com as terapeutas Val e Eliana, além da Lúcia, quem manipulou os preparos e decoctos necessários para as práticas ayurvédicas. Contamos com a presença da Sol, massoterapeuta e coordenadora do prédio Dhanvantari (clínica ayurvédica).

Conhecemos pessoas muito queridas entre pacientes, funcionários da Montanha Encantada e alunos da Formação de Yôga que acontecia nesse mesmo período em que estivemos por lá. A troca, experiência e aprendizado foram riquíssimos nesses dias em que cuidamos dos pacientes que foram buscar auxílio através dessa terapia milenar. DSC04538

Vale dizer que ficamos muito felizes com o resultado que obtivemos através de uma conversa final com os pacientes. Foi muito gratificante ouvir os depoimentos de que eles estão voltando para casa mais felizes, leves e tranquilos do que quando chegaram na Montanha.

Aconteceu também que durante essa semana entrei na cozinha da Monatnha e trabalhei junto com as meninas de lá, elaborando o cardápio para os pacientes do Panchakarma, temperando os alimentos conforme a dieta necessária para esse processo de desintoxicação. Enfim, com a mão na massa, acabei por cozinhar até para o grupo de alunos do Yôga, que graças ao amor que tenho pala prática culinária, sairam muito satisfeitos! Ao todo, numa noite cozinhamos para até 70 pessoas, e amei a experiência!

DSC04588Tem até uma fotinho das meninas da cozinha, pra dizer que elas são realmente um amor e me ajudaram em tudo que precisei 😉 à esquerda, a Raquel e Cida oferecendo seus sorrisos ao meu lado, e acima as terapeutas Lúcia e Eliana preparando as bolsas de água quente e decoctos para os bastis.

Para explicar um pouquinho sobre os procedimentos, um breve resumo do que são e para que servem:

Basti: aplicação de óleo ou chás de ervas atarvés de sonda anal, com o objetivo de nutrir e limpar o cólon.

Abhyanga: oleação com manobras de massagem para drenagem das toxinas a serem liberadas após a sessão, na sauna bem quentinha.

Shirodhara: fluxo de óleo contínuo na testa, para tranquilizar a mente a abrir os sentidos.

Udwártana: escfoliação com óleos e ervas para redução de líquido no corpo.

E como ninguém é de ferro, tivemos também os momentos de descanso e auto massagem na cachoeira linda que tem ali por perto, horas muito especiais na companhia das terapeutas/amigas com quem trabalhei….DSC04576, abaixo, foto da Ananda relaxando na queda d’água.

À todos que conheci por lá, um forte abraço, muita luz em nossos caminhos, e que possamos cada vez mais beneficiar à todos os seres!

Mais fotos do Panchakarma.

Anúncios

3 thoughts on “PANCHAKARMA na Montanha Encantada

  1. Glendha

    Oi Mauraaaa, saudades enorme, foi muito massa conhecê-la e dividir esses momentos contigo! Aprendi um monte com tua sabedoria e carisma, obrigadão!!!

  2. mara taddeo

    Poderiam me informar, por favor, quando haverá um novo Panchakarma?
    Existe programação para 2010?
    Se não, poderiam me informar onde eu poderia fazer? Moro em Sao Paulo, mas se precisar irei até SC.

    Aguardo sua resposta.
    Grata,
    Mara

  3. Glendha

    Olá Mara,
    existe previsão de um novo Panchakarma na Montanha Encantada para 2010, só não temos ainda as datas certas, mas em breve será publicado o calendário de cursos no site deles também.
    E quando houver algo além dessa opção, com certeza publicaremos para que mais pessoas possam se beneficiar.

    Um abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s