Os efeitos dos açúcares e adoçantes para a Ayurveda

Imagem mel
Texto:   Glendha   Kreutzer /  Imagem  :   
  
 Existem inúmeras maneiras de consumirmos o açúcar de uma maneira mais saudável e de forma harmoniosa com nossos doshas. Sabemos que os alimentos possuem sua própria potência, influenciando assim em nosso organismo com seus efeitos positivos ou negativos. Dependendo da maneira como ingerimos, a quantidade, a procedência do alimento, a temperatura, época do ano em que está sendo consumido, e qual a combinação, os efeitos de um mesmo alimento podem mudar.

Todos nós precisamos de certa quantidade do sabor doce para sustentar os nossos tecidos, pois é esse quem nos ajuda na nutrição dos mesmos.. No entanto, os açúcares puros são alimentos altamente refinados, sobretudo o açúcar branco, podendo assim ser causa de alergias, enfraquecendo o sistema imunitário e sendo assim mal digeridos e resultando em toxinas em nosso corpo.        

Vata é particularmente desequilibrado pelos açúcares “secos”, como nos frutos secos quando não hidratados ou consumidos isoladamente. Além também dos biscoitos e bolachinhas….

Geralmente, o sabor doce e o açúcar em particular diminuem e até apaziguam os doshas Pitta e Vata e aumentam Kapha. Mas se ingerido em excesso, o açúcar pode desequilibrar todos os humores.                                                                                       

Vamos falar um pouquinho de seus benefícios…Eba!                                                                                                                                                                        

O açúcar é tónico, emoliente, diurético, calmante, refrigerante, laxativo, antiséptico e conservador. É a base de muitas preparações tónicas de plantas como doces e compotas, e mesmo os chutneys. Estas combinam normalmente, açúcar bruto, frutos ou nozes e podem ser alimentos muito bons para a debilidade ou rejuvenescimento. Externamente,os açúcares podem ser aplicados em feridas da pele, queimaduras, erupções ou olhos inflamados para uma acção calmante.

 O sabor doce, especialmente o açúcar, pode ser bom para Pitta e Vata, quando o sistema digestivo não está obstruído. Mas no menor sinal de acúmulo de toxinas, como uma camada na língua significativa, sinal de uma condição Ama (toxina), os açúcares não devem ser consumidos. Os tipos Pitta conseguem digeri-lo mais facilmente.

 Como combinar os açúcares?

Os açúcares combinam bem com o leite numa bebida forte e nutritiva, sobretudo se for adicionado ghee e especiarias como o gengibre ou canela. Tomamos como exemplo o chai, que é uma combinação indiana de especiarias para tomar com leite e chá preto, e quando adicionado com açúcar seu sabor se sobressalta.

Os açúcares são neutralizados de certa forma por especiarias, sobretudo de natureza picante, como o gengibre, cardamomo, cravinho e funcho.

Geralmente os sabores doce e salgado não devem ser associados. O sabor doce é digerido primeiro e, se adicionarmos uma sobremesa doce a seguir de uma refeição, dificultamos assim nossa digestão. Isto provoca a formação de gases e toxinas. 

AÇÚCAR BRANCO

O açúcar branco é um alimento artificial e demasiado processado tendo, por isso, propriedades tamásicas e tóxicas. Aumenta as toxinas, sujando assim o sangue e alimentando as infecções, quando consumido por longo período. Ele também filtra as vitaminas e minerais do corpo.

O açúcar branco desequilibra o metabolismo da água, perturba o metabolismo do açúcar e gorduras e enfraquece o fígado e pâncreas, além de enfraquecer o sistema imunitário e tornar-nos suscetíveis a várias doenças. Geralmente é melhor evitá-lo e utilizar outros açúcares.

 AÇÚCAR CANDY

O açúcar Candy é feito a partir de açúcar e a sua energética é a mesma. É geralmente utilizado na Ayurveda sobretudo como emoliente para a tosse e para neutralizar as sensações de ardor, em especial no peito. Nas pujas ou rituais indianos, é frequentemente oferecido aos Deuses como Prasad.

 FRUTOSE 

Muitas empresas de alimentos naturais utilizam a fructose nas preparações. Este é melhor que o açúcar branco mas ainda tende a desequilibrar o metabolismo do açúcar, enfraquece a digestão e promove a formação de Ama, se consumido em excesso. O açúcar de tâmara e de uvas são dos melhores.

RAPADURA

Este é um nome para a forma natural do açúcar que contém todos os minerais e vitaminas. É a melhor forma de açúcar a consumir. Ele pode ser utilizado para a maioria das indicações terapêuticas do açúcar. Em excesso pode agravar Pitta assim como Kapha, visto que tem uma natureza quente. Com leite é um bom tónico para a anemia, debilidade ou rejuvenescimento.

 LACTOSE

A lactose é o açúcar do leite. Ela tem propriedades tónicas e é geralmente utilizada como meio para potencializar as plantas. As plantas em pó misturadas à lactose transfere-lhe as suas propriedades e têm um maior efeito.

 MALTOSE

A maltose ou xarope de malte é também doce, frio e tem um efeito pós-digestivod oce. Pode ser feito a partir de vários cereais como o arroz (xarope de arroz) ou cevada. Ela é tónica, emoliente e analgésica. É boa para constipações ou tosses crónicas, fraqueza dos pulmões e estômago e é excelente para os espasmos e cólicas abdominais e intestinais. É um dos melhores açúcares e é muito bom para as crianças ou em casos de convalescência.

Fonte: Escola Yoga Brahma Vidyalaya
 
 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s