A alquimia dos temperos. Um pouquinho sobre a Ayurveda, temperinhos e seus efeitos…

Texto:   Ananda Knoll

  • Ayurveda

Ayurveda ou medicina ayurvédica é um sistema natural de cura, prevenção e longevidade. Foi criada na região onde hoje chamamos de Índia, acerca de 5 mil anos atrás. A palavra ayurveda vem da junção de duas palavras do sânscrito, língua falada naquela região, AYUR, que significa Vida e VEDA, que significa conhecimento ou verdade.

A medicina ayurvédica não se preocupa em tratar doenças, também não trata apenas do corpo. È uma medicina que busca tratar o indivíduo como um todo, a partir de sua relação com a natureza e do equilíbrio deste com a mesma. Para a ayurveda saúde significa equilíbrio entre Corpo, mente e espírito, através do rejuvenescimento e do fortalecimento do sistema imunológico.

Na visão da Ayurveda, o cosmo é a interação dos cinco elementos: éter, ar, fogo, água e terra, que atuam sobre três princípios básicos energéticos presentes na natureza, esses princípios são denominados Doshas ou DNA energéticos, que devem estar sempre em equilíbrio e harmonia. São eles: Vata, Pitta e Kapha.

Os três doshas se fazem presentes no corpo humano e determinam muito da personalidade, da aparência física e da saúde de cada indivíduo, por isso é tão importante saber qual o seu dosha predominante e como matê-lo em equilíbrio.

A terapia alimentar do ayurveda está relacionada com seu dosha e da relação deste com os alimentos, além da compreenção da utilização de fatores práticos como, cozimento, temperos e combinações.

  • As Especiarias e suas propriedades terapêuticas

Os temperos e especiarias tem importância fundamental na culinária Indiana e na Ayurveda. Além dos seus vários sabores e aromas, as especiarias possuem características terapêuticas, elas ajudam na digestão, a regular e estimular o apetite. Elas funcionam como antídoto dos alimentos, pois podem neutralizar as propriedades pesadas, dissipar os gases e facilitar a digestão.

As especiarias têm muitas propriedades medicinais e são úteis na maioria das doenças de pulmões, cabeça ou aparelho gastrointestinal.

Em geral, as especiarias diminuem Kapha e Vata, e aumentam Pitta. Elas são picantes, quentes, têm um efeito pós-digestivo picante e propriedades leves, secas, quentes, aromáticas, sutis e límpidas. Elas são estimulantes, carminativas, antiespasmódicas, diaforéticas e expectorantes. Ajudam a limpar os canais, queimam Ama (toxinas) e promovem a atividade mental.

  • Principais especiarias e suas propriedades:

Anis ou Erva doce(Sounf): semente de cor verde clara e com aroma doce, estimula a digestão, e usada como refrescante após as refeições. Regula a mestruação e alivia dores abdominais.

Assa-fétida (Hing): é uma combinação de várias resinas obtidas de certas plantas persa. De cor amarela-marrom, tem um aroma muito forte, seu nome origina-se do persa aza–resina , e do latim fetida-mau cheiro. É um poderoso agente digestivo e também indicado para o tratamento de problemas respiratório. Indipensável na culinária indiana, deve ser usado em pequenas quantidades, quando frito em óleo fervente adquiri um sabor refinado lembrando as trufas.

Canela (Dalchini): originária do Sri Lanka, esta árvore de folhas brilhante e flores branca e amarela é cultivada também na Índia, Brasil, Indonésia e Antilhas. São retiradas as mais belas partes da casca de seu tronco e enrroladas a mão, formando canudos até tornarem secos e lisos originando a famosa especiaria usada na culinaria. Usado como estimulante das funções digestivas é usado também no tratamento de sinusite, gripe e dores de garganta. É um bom analgésico, desintoxicante e expectorante.

Cardamomo (Ilaichi): muito estimado por sua capacidade digestiva, regula  a quantidade de ácido no estomago e ajuda a parar vômito e tosse. Ajuda a regular o metabolismo do açucar e previne a formação de muco, antídoto de lactícinios como o leite e iogurte.

Coentro (Dhaniya): As sementes na forma integral ou em pó talves sejam a especiaria mais utilizada em toda Índia.  São bons para as constipações, gripes e condições de sangue tóxico. Também limpam e descongestionam o fígado e são bons para a digestão nervosa e hiperacidez. Essencial no preparo de masalas.

Cominho(Jira): bom para o tratamento da diarréia, disenteria e cólicas. Quando tostado ou frito, solta mais aroma e se torna mais facíl de moer. É um dos principais ingredientes da garam massala.

Cravo-da-índia(Loung): produto da flor do cravoário, moderadamente afrodisíaco, estimula as atividades do estômago, promove a digestão, rejuvenecedor e purifica o sangue. O óleo de cravo é usado como poderoso analgésico e alivia a dor de dente.

Curcuma ou açafrão da terra (Haldi): membro da família do gengibre, é uma raíz de cor amarelada. Pode ser usado na forma natural, mas é geralmente usado em pó para refogados e pratos de legumes. Antibiótico natural. Melhora a digestão e desenvolve a flora intestinal. Purifica o sangue e estimula a formação de novas células. Deve ser usado em alimentos com muita proteína.

Gengibre (Adrak): é um bom expectorante, analgésico e estimulante. Usado no tratamento de gripe, indigestão, vômito, dores abdominais, hemorróidas, dor de cabeça. É fartamente usado como tempero

Gergelim (Til):bom para rejuvenecer, Fortalece as articulações e é usado para solidificar as fezes nos casos de diarréia. As sementes preta são boas para os dentes e ossos porque contém maior quantidade de energia solar .É usado normalmente em doces e para polvilhar pães.

Mostarda (Rai e Sarsõ): negra, branca e castanha. Muito usada para temperar os refogados e nos picles. Tem propriedades analgésicas, alivia a congestão e neutraliza as toxinas. Serve como antídoto para constipações e comidas pesadas, como o queijo.

Noz-moscada (Jaifal): sedativo eficaz para dores abdominais, dismenorréia e insônia. É um ótimo calmante, alivia a contração muscular. Tem um sabor aromático e açucarado.

Anúncios

One thought on “A alquimia dos temperos. Um pouquinho sobre a Ayurveda, temperinhos e seus efeitos…

  1. enzolmartin

    Maravilhoso o seu texto. Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento para todas as pessoas e principalmente para mim que sou cozinheiro. 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s